Para obtermos uma boa qualidade da fibra do algodão as características intrínsecas são fundamentais. Porém, existem fatores que podem ocasionar perda de qualidade da fibra, como por exemplo: mistura entre variedades; mistura de algodão contaminado e; beneficiamento inadequado do algodão úmido. Para esses casos, sugerimos algumas ações para reduzir esta perda da qualidade:
Ao priorizarmos o benefício de algodão com umidade elevada, evita-se perdas no tipo visual.
Segregação do algodão por variedades ou por contaminantes como poeira ou óleo, reduz a formação de cor tipo dois, encarneiramento da fibra, degradação das propriedades da fibra e evita o princípio de fermentação do caroço impactando na qualidade do mesmo. Além de evitar a possibilidade de incêndio pela autocombustão.
Quando realizamos a segregação via programação de beneficiamento, evitamos ainda a mistura do algodão de excelente qualidade com algodão de qualidade inferior, evitando também a geração de lotes com características desuniformes, tais como: tipo do algodão; comprimento da fibra; micronaire; resistência e alongamento. A prática da programação também traz o diferencial da possibilidade de priorização do beneficiamento para o atendimento de contratos de venda de algodão.
O sistema SOWCOTTON vem com o propósito de contribuir com a redução das perdas de qualidade do seu algodão, gerar mais confiança dos seus clientes e maximizar sua margem de lucro! Conheça mais sobre como podemos ajudar a sua fazenda, clicando aqui.